História da Família Genealogia/Fotos Mântua/Informações Mântua/Mapas
Documentos/Itália Documentos/Brasil Links    

Mantova

A província de Mântua é uma grande planície atravessada pelo rio Pó. A região é uma das mais férteis da Itália, sendo intensamente cultivada e densamente povoada. A cidade de Mântua é de origem romana, sendo a terra natal de Virgilio, famoso escritor romano. Foi construída em uma ilha no meio de um lago formado pelo rio Mincio. Tem cerca de 60.000 habitantes. A província de Mântua está dividida em 79 municípios ("comune", em italiano).

Mântua ocupa um dos primeiros lugares na Itália em relação à renda per capita e qualidade de vida. A riqueza da região provém da agricultura, graças às terras férteis da planície do Pò.

Está a 40km de Verona, 130km de Milão, 150km de Veneza e 100 km de Bolonha.

Piazza Sordello

Em termos artísticos, é uma das uma jóia do Renascimento italiano, podendo-se destacar entre seus monumentos o Palazzo Ducale, a Basilica de Sant'Andrea, o Palazzo Te, a Casa del Mantegna, etc, além de uma rica coleção de obras de arte de pintores famosos.

 

História de Mântua

Mântua surgiu sobre duas pequenas ilhas criadas pelo rio Mincio, o qual circunda a cidade por três lados, tendo os nomes de Lago Superior, do Meio e Inferior. A cidade surgiu por volta de 2.000 a.c. Por volta de 600 a.c. desenvolveu-se no local uma cidade etrusca. O nome da cidadade está relacionado à divindidade etrusca Mantus. Entre a primeira e segunda guerra púnicas passou ao domínio romano, mas sem se tornar um centro importante. Após a queda do império romano (476 d.c.), a cidade sofreu invasões dos bárbaros, sendo dominadas pelos godos, bizantinos, longobardos e francos. Por volta do ano 1000 passou a ser posse dos Canossa, cuja última representante foi a condessa Matilde, falecida em 1115. Após a sua morte, Mântua tornou-se uma cidade independente, resistindo contra as forças imperiais. Em 1198, Alberto Pitentino controlou o curso do Mincio, criando os quatro lagos que durante séculos constituíram a proteção natural da cidade. Em 1273 Pinamonte Bonacolsi assumiu o poder. Durante seu breve governo, Mântua se enriqueceu de monumentos e palácios. Em 1328, o último dos Bonacolsi foi assassinado durante uma revolução popular e o domínio passou à família Gonzaga. No período 1707-1797, teve um grande desenvolvimento sob o domínio austríaco. Em 1866, Mântua passou a fazer parte do Estado Italiano.

 

Lista das comune da província de Mantova

Acquanegra sul Chiese Gonzaga Roncoferraro
Asola Guidizzolo Roverbella
Bagnolo San Vito Magnacavallo Sabbioneta
Bigarello Mantova San Benedetto Pò
Borgoforte Marcaria San Giacomo delle Segnate
Borgofranco Pò Mariana Mantovana San Giorgio di Mantova
Bozzolo Marmirolo San Giovanni del Dosso
Canneto sull'Oglio Medole San Martino dell'Argine
Carbonara Pò Moglia Schivenoglia
Casaloldo Monzambano Sermide
Casalromano Motteggiana Serravalle a Pò
Castelbelforte Ostiglia Solferino
Casteldario Pegognaga Sustinente
Castel Goffredo Pieve di Coriano Suzzara
Castellucchio Piubega Viadana
Castiglione delle Stiviere Poggio Rusco Villa Poma
Cavriana Pomponesco Villimpenta
Ceresara Ponti sul Mincio Virgilio
Commessaggio Porto Mantovano Volta Mantovana
Curtatone Quingentole  
Dosolo Quistello  
Felonica Pò Redondesco  
Gazoldo degli Ippoliti Revere  
Gazzuolo Rivarolo Mantovano  
Goito Rodigo  

Página Inicial

História da Família Genealogia/Fotos Mântua/Informações Mântua/Mapas
Documentos/Itália Documentos/Brasil Links